Percorra a páginae saiba mais sobre o hotel

Algarve Foodies Guide

Algarve Foodies Guide

Será que o Algarve é um Paraíso para apreciadores de comida? | Por que é Lagos a base perfeita para explorar o Algarve autêntico?

 Será que o Algarve é um Paraíso para apreciadores de comida?

A resposta imediata é: Sim.

Damos-lhe 5 boas razões para desvendar a cultura e a gastronomia e para descobrir a autenticidade da comida do Algarve.

Pratos tradicionais simples (cataplana, milhos ou arjamolho), petiscos e tapas (cracas, ostras ou salada de polvo), um copo de vinho ou licor (melosa) ou mesmo a mais deliciosa sobremesa feita de amêndoas, mel ou figos  (doce fino ou queijo de figo). Todos têm uma história para contar e todos temos algo a aprender.

Quando estiver no Algarve, Portugal, irá não só apanhar sol e bom tempo, mas também descobrir a razão pela qual a cozinha do mundo foi profundamente influenciada por este pequeno país.


Eis apenas 5 boas razões para descobrir o Algarve:

1 Os navegadores portugueses partiram de Lagos, no Algarve, no século XV e criaram então as rotas de comércio marítimo mais importantes entre continentes. A famosa tempura japonesa ou o uso da malagueta na cozinha indiana constituem algumas das provas desta influência.


2 À distância de apenas alguns quilómetros, pode encontrar os melhores produtos da serra, os peixes mais frescos e o marisco da costa ou descobrir a produção local de vinho ou de azeite.

3 Em Portugal, desfrutar da comida tradicional e das tapas e beber um copo de vinho é quase um desporto nacional. Podemos facilmente passar 2 a 3 horas do dia a conversar e a provar estas delícias rodeados de amigos e da família.


4 A Dieta Mediterrânica, a base da cozinha portuguesa, é Património Cultural Intangível da UNESCO, e é considerada por muitos uma das mais saudáveis formas de alimentação.

5 Desde essa “joia escondida” tradicional até ao panorama da alta gastronomia das estrelas Michelin, o Algarve tem tudo. Junte a isso praias de areia dourada ou passeios relaxantes pelas falésias, circuitos culturais nas ruas empedradas dos centros das cidades ou centros de fitness, desportos aquáticos e motorizados ou apenas uma boa saída à noite.


O Algarve é a mistura perfeita de cultura, bem-estar, natureza e desportos, tudo num paraíso para apreciadores de comida.



Por que é Lagos a base perfeita para explorar o Algarve autêntico?

Ruas encantadoras, uma impressionante linha de costa e dezenas de boas desculpas para viver em cheio a experiência da autêntica comida portuguesa. Será isto suficiente para estabelecer base em Lagos?
A resposta pode tornar-se clara ao ver algumas das nossas sugestões para explorar o Barlavento Algarvio.


Dia 1 - Descobrir a cidade de Lagos
Acorde cedo e inspire-se com um passeio ao nascer do sol pelos trilhos da Ponta da Piedade com vista para o Oceano Atlântico.
Tente uma perspetiva diferente e embarque -  barco ou caiaque - num circuito pelas cavernas da rocha no mar da Ponta da Piedade.

Depois do passeio, dirija-se para o Mercado local e veja os peixes, os mariscos, as frutas e os vegetais mais frescos – ostras da costa, cracas, laranjas e batata doce são coisas que não pode deixar de experimentar. Quando lá estiver, seja curioso e peça aos habitantes locais as melhores receitas de comida tradicional, e não só fará uma abordagem prática à cozinha portuguesa, como poderá também aprender algumas palavras e expressões portuguesas.
Compre “Dom Rodrigos”, “Doce Fino” ou o “Queijo de Figo” (afamados doces confecionados com gemas de ovos, amêndoas e figos, respetivamente) para repor os níveis de energia para o resto da manhã. Vagueie pelas ruas do centro da cidade e descubra as lojas regionais, os edifícios históricos e os museus, e deixe que os cheiros de comida o guiem até ao lugar perfeito para almoçar.


Aproveite o resto da tarde para fazer o circuito das adegas locais e fique a conhecer os vinhos biológicos e os vários tipos de uvas e as vinhas da região. Termine o dia com um safari de jeep ao pôr do sol até ao Farol do Cabo de S. Vicente, que acaba com uma prova de aperitivos locais e um bom copo de vinho em frente ao mar.



Dia 2 - À descoberta de Portimão e Monchique
O dia começa cedo e depois de um rejuvenescedor pequeno almoço, o plano é rumar a Leste. A primeira paragem é na Reserva Natural da Ria de Alvor, que abriga uma das maiores colónias de Flamingos de Portugal. O objetivo principal é conhecer as antigas técnicas de apanha de ostras, lingueirão e berbigão.


O Museu de Portimão é a próxima paragem. Este edifício da antiga fábrica de peixe enlatado convertido em museu permite-nos voltar atrás no tempo e explorar a profunda ligação entre a gastronomia e as tradições locais, bem como a história e o processo de produção da indústria de peixe enlatado da cidade.

A Serra de Monchique que se ergue no horizonte merce ser descoberta. As carnes fumadas, os vegetais, o mel e, claro, o famoso medronho fazem parte desta aventura.

Uma visita às Caldas de Monchique revelará os benefícios das águas da serra antes de uma paragem para almoço num dos muitos restaurantes típicos que encontramos ao longo da subida.  A soul food e o conceito “do campo para a mesa” são fáceis de encontrar em cada canto. Depois de uma refeição reconfortante, uma visita às destilarias de medronho é a opção mais indicada, antes de seguir para a Foia. Chegados lá, absorva a atmosfera mágica e as vistas de cortar a respiração do ponto mais alto do Algarve, antes de descer de novo à vila de Monchique. Não regresse sem encher um saco grande de compras com presunto, chouriços de sangue, medronho ou Bolo de Tacho.



Dia 3 - Relaxe e desfrute na piscina
Para absorver a rica história do Algarve ou a influência das descobertas marítimas dos Portugueses na cozinha internacional dos nossos dias, temos que encontrar o sítio perfeito para ficar.

O Cascade Wellness & Lifestyle Resort pode ser o sítio perfeito. O resort de 5 estrelas situado no cimo da falésia em frente ao Oceano Atlântico é inspirado na jornada épica dos marinheiros portugueses transportando os seus hóspedes aos 4 continentes. Se os sofisticados quartos temáticos com decoração africana, asiática, sul americana e europeia, amplas piscinas e modernas instalações desportivas devem ser tidas consideração, a seleção de restaurantes abre o caminho para uma experiência culinária do tipo “tudo num só local”.

Com um restaurante gastronómico que apresenta uma abordagem local à cozinha internacional, um restaurante internacional com buffets temáticos de cada continente e um típico gastropub português com os pratos característicos da gastronomia nacional e regional, o Cascade Resort permite-lhe explorar e viver vários tipos de experiências gastronómicas num só local.

Provar um copo de vinho na esplanada do bar, relaxar na piscina, visitar o mercado local com o Chef, aprender a cozinhar uma cataplana ou simplesmente desligar com um ritual de spa, a viagem de descoberta não tem fim neste pequeno pedaço de céu.



Se necessita de motivação extra para rumar a Lagos e deixar-se envolver por esta descoberta de bem-estar, temos um pequeno segredo para desvendar.

Para estadias entre 1 e 30 de Setembro reunimos um conjunto de benefícios e ofertas exclusivas para que não hesite na hora de deixar o stress de lado e desfrutar da energia positiva do sul de Portugal.


Estadia
- Alojamento em quarto/ suite com terraço ou varanda Pequeno-almoço buffett no Restaurante Mundi - preços especiais para reservas directas com hotel
- Bebida de boas-vindas à chegada
- Parque de estacionamento gratuito


Gastronomia
– Oferta de Wine Pairing português em cada reserva do Menu do Chef no Restaurante Senses;
– Oferta de 1 Seleção de Petiscos Portugueses por estadia e por pessoa no The Gastropub (couverts e bebidas não incluídos nesta promoção);
– Seleção de Tapas portuguesas disponíveis diariamente no The Gastropub;
– Catch of The Day disponível no The Gastropub com o peixe e marisco mais fresco da costa;


Boost de Energia
– 10€ de desconto em sessões de personal trainer (excepto fisioterapia) no Cascade Gym by AXN Club 100 *;
– 5€ de desconto em todas as aulas de grupo do programa semanal do Cascade Gym by AXN Club 100 (yoga, pilates, zumba, functional training e muito mais)**;
– Atividades como passeio de bicicleta, caminhadas, bootcamps, stand-up paddle e atividades em grupo também disponíveis sob pedido antecipado.

* Reserva necessária com 48 horas de antecedência, para adaptação do treino à condição física e objectivos a atingir, e sujeita a disponibilidade
** Reserva necessária com 48 horas de antecedência e sujeita a disponibilidade



botão reserve já


Termos & Condições:
– Oferta válida para estadias mínimas de 3 noites de 1 a 30 de Setembro;
- Válido para reservas efetuadas com 48h de antecedência. Sujeito a disponibilidade;
- Apenas disponível para novas reservas efectuadas diretamente no website do resort ou com o departamento de reservas do resort.

Política de Cancelamento:
- Cartão de crédito será solicitado para garantir a reserva.
- Oferta não reembolsável. O pagamento total será efectuado no acto de reserva.

O Cascade Wellness & Lifestyle Resort reserva o direito de cancelar ou alterar esta oferta a qualquer momento sem aviso prévio.

VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant
GuestCentric - Hotel website & booking technology

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok